Nesta quarta-feira, 26, é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Pensando nisso a Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria de Saúde, realizou uma mobilização na Praça Mário Moreira, no centro da cidade, com foco na orientação, medição de glicemia e aferição de pressão arterial.
De acordo com a coordenadora de Estratégia Saúde da Família, Milena Viana, o município tem cerca de 4 mil pacientes hipertensos e boa parte destas pessoas possuem alguma outra comorbidade associada, como obesidade e diabetes.
- Uma rotina em dia com a saúde exige bons litros d’água
- 5 hábitos para cuidar da saúde mental e melhorar a qualidade de vida
“É muito importante que as pessoas entendam que a pressão alta é uma doença e uma das principais causadoras de outras doenças ligadas ao coração. O tratamento deve ser feito de forma correta, com acompanhamento médico regularmente, além de aquisição de hábitos de vida mais saudáveis com a prática de atividade física, alimentação saudável, manutenção do peso ideal para cada pessoa, e evitando o uso de bebidas alcoólicas, tabaco e seus derivados”, explica Milena.
O indivíduo é considerado hipertenso quando a pressão arterial apresenta valores iguais ou maiores a 14 por 9 (ou 140 por 190 mmHg) em mais de duas medições realizadas por profissional capacitado. Dor de cabeça e no peito, tonturas, cansaço, visão embaçada, sangramento pelo nariz são alguns dos principais sintomas do aumento da pressão arterial e os órgão mais afetados pela doença são o cérebro, olhos, coração, rins e artérias, podendo provocar derrame cerebral, demência, cegueira, infarto, insuficiência cardíaca e renal e entupimento arterial. No Brasil, a hipertensão é a causa de 300 mil mortes por ano.
Por Secom Pref. de Macaé