A procissão marítima em homenagem a São Pedro foi o momento mais esperado da Festa dos Pescadores, no Mercado de Peixes, que terminou neste domingo (2), com várias atrações, como apresentação de DJ Júnior Domingues, capoeira e shows. Foram inscritas 20 embarcações e a programação atraiu muitos fiéis e visitantes que passavam pelo local.
Um dos organizadores da festa, Leandro Bastos Riscado, contou que para garantir a segurança dos participantes, motos aquáticas seguiam as embarcações. “Os barcos percorreram um trajeto que durou meia hora levando São Pedro, Nossa Senhora das Neves e Nossa Senhora dos Navegantes. Todos os presentes puderam participar de uma bênção feita pelos ministros da Igreja de São Pedro, do bairro da Fronteira”, contou.
Leandro explicou ainda que os jurados avaliaram as embarcações nos quesitos mais animado e enfeitado. No primeiro lugar houve um empate entre as embarcações “Sonhador” e “Twister” e o terceiro lugar, que ficou com “Paz do Senhor”.
A aposentada Arlete Moreira contou emocionada que sempre que pode acompanha a procissão marítima. “Gosto muito. Sou devota de todos os santos”, disse emocionada.
Já Gilberta Pinto, que é vizinha do Mercado de Peixes, conta que acompanha a procissão há 40 anos. “Lembro que quando minha mãe estava viva, não perdia uma festa. Era uma tradição da família macaense. Fui prestigiar a festa na noite de sábado e gostei muito, achei bem organizada”, contou.
Superou expectativas- A Festa de São Pedro deste ano superou as expectativas da equipe organizadora do evento. O secretário Adjunto de Pesca e Aquicultura afirmou que a programação agradou a todos. “Tivemos espaço kids para as crianças, shows, barracas com comidas e muitas outras atrações. A equipe da secretaria de Pesca com o apoio da Colônia de Pesca Z3 está de parabéns pela organização e pela segurança oferecida para quem visitou nosso evento”, ressaltou.
Mas as atrações deste domingo (2), da Festa dos Pescadores, não pararam por aí. Brincadeiras como torneio de dominó em dupla e individual; sueca e cabo de guerra também conquistaram o público.
O palco do evento recebeu também a apresentação do Grupo Macaé de Capoeira (GMAC), Puxada de Rede, com os alunos do mestre Anu, e ainda dos mestres Kiko e Gabiru na coordenação.
E para esquentar o público com muito pagode e samba, o Grupo Essencial apresentou um repertório com músicas de sucesso antigos e atuais. Encerrando a Festa dos Pescadores, a cantora Érica Carvalho embalou a galera com seu ritmo sertanejo.
Por jornalista Liliane Barboza/ Secom Pref. de Macaé