Aprenda também como fazer versão caseira com Cebola, Mussarela e Queijo Azul Tirolez
Pizza e Itália costumam ser sinônimos. O prato, que é frequentemente associado à gastronomia do seu país de origem, possui até um dia para chamar de seu. Em 10 de julho, celebra-se o Dia da Pizza, data instituída após um concurso realizado em São Paulo, que elegeu as 10 melhores receitas do prato, em 1985. Mas, diferente do que muitos podem acreditar, há diversas curiosidades a respeito da sua popularização no Brasil.
Conheça algumas delas abaixo e aprenda a fazer uma versão caseira do prato para comemorar em julho com a Tirolez, maior indústria 100% brasileira de queijos.
A queridinha dos brasileiros
A origem da pizza está relacionada com as regiões do sul da Itália, como a zona portuária de Nápoles. Considerada uma receita regional, era consumida, principalmente, pela classe operária.
Ao chegar no Brasil, por meio dos imigrantes vindos dessas localidades, a pizza carregava essas mesmas características, sendo vendidas nas portas das fábricas, o que iniciou a sua popularização entre os brasileiros.
Pizza só se come de noite
Em todo o Brasil, é muito comum que o prato seja consumido no período da noite. Associa-se a esse hábito o fato de que, no início, as pizzas eram preparadas pelos próprios imigrantes em suas casas e degustadas após o horário de trabalho.
Recheios “abrasileirados”
Uma das características mais singulares das pizzas brasileiras são os recheios. O que não falta é criatividade, combinando diferentes ingredientes que conquistam todos os paladares. O motivo de tanta fartura para rechear o prato possui várias suposições, mas acredita-se que, após a popularização e a abertura de pizzarias, os pizzaiolos passaram a recheá-las com a riqueza de ingredientes disponíveis no país na época.
O fato é que, independente da origem, as tradicionais pizzas brasileiras não abrem mão de muito queijo, algo que a Tirolez ama e produz como ninguém, há 43 anos. Agora que você já sabe tudo sobre a história da pizza, que tal preparar a sua versão caseira? Recheada com Cebola, Mussarela e Queijo Azul Tirolez, promete encantar a todos e garantir muito sabor e cremosidade para o cardápio.
Pizza caseira com Cebola, Mussarela e Queijo Azul Tirolez
Ingredientes:
Massa:
– ¾ de xícara de água morna
– 1 sachê de fermento biológico seco
– 1 colher (chá) de açúcar
– 1 colher (chá) de sal
– 2 colheres (sopa) de azeite
– 2 xícaras de farinha de trigo
Para o molho de tomate napolitano:
– 1 lata de tomate pelado
– 2 colheres (sopa) de azeite
– 1 dente de alho pequeno
– Sal e pimenta-do-reino
Recheio:
– 1 cebola roxa
– 1 xícara de Queijo Mussarela Tirolez ralado
– ½ xícara de Queijo Azul Tirolez picado
– ¼ de xícara de alecrim fresco
Modo de Preparo:
– Em uma tigela, misture a água morna com o fermento biológico, depois o açúcar, o sal e o azeite.
– Junte a farinha e sove a massa até ficar bem lisa e não grudar nas mãos.
– Coloque numa tigela limpa, untada com azeite, e deixe descansar por 30 minutos no lugar mais “quentinho” da cozinha.
– Depois, divida ao meio e faça duas bolinhas.
– Polvilhe a bancada com farinha de trigo e, com o auxílio de um rolo de massa, abra os discos de pizza (não muito finos).
– Corte a cebola roxa em tiras e refogue-as em uma frigideira bem quente com um fio de azeite e uma pitada de sal.
– Mexa de vez em quando até caramelizar. Reserve.
– Coloque o disco de massa em uma assadeira ou pedra de pizza, cobrindo primeiro com o molho de tomate, o Queijo Mussarela e o Queijo Azul Tirolez, seguindo com a acebola caramelizada e, por último, o alecrim.
– Leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 20 minutos ou até dourar.
Tempo de Preparo: 45 minutos
Rendimento: 2 porções