A palmeira macaíba, presente no maior símbolo representativo macaense, a bandeira, será uma das surpresas que a plateia poderá observar nesta sexta-feira (8), a partir das 20 horas, na estreia do espetáculo das Águas Dançantes, em um dos maiores cartões postais da cidade, a Lagoa de Imboassica.
Macaíba é uma árvore, uma palmácia, que dá um fruto chamado ‘macaba doce’ ou ‘macae e’. Uma das teorias mais aceitas é que esse vocábulo ‘maca e’ dá origem ao nome de Macaé. As primeiras três apresentações serão dias 8, 9 e 10. Os shows ocorrem de forma contínua do dia 15 ao dia 23, retornando nos dias 25, 29 e 30 de dezembro com encerramento em primeiro de janeiro. Sempre às 20 horas.
A performance ocorre perto da árvore flutuante montada dentro da Lagoa de Imboassica e promete lotar os arredores do santuário ecológico.
De acordo com a organização do espetáculo, a atração das águas dançantes tem uma duração de 15 minutos. O show une todos os elementos sincronizados com a dança das águas e uma trilha especial desenvolvida para a apresentação. Junto com as águas, há projeção holográfica em uma tela de água gigante com elementos natalinos, laser show, iluminação cênica, efeitos de fogo e fogos de artifício de baixo ruído.
– Após a apresentação principal, as águas ficam funcionando por mais uma hora, o show tem uma frente de 140 metros com a árvore de Natal da Lagoa ao fundo – informou o secretário de Turismo, Léo Anderson, ressaltando que a explosão de cor é estruturada de forma a não prejudicar o meio ambiente, animais e pessoas com hipersensibilidade sonora.
A partir das 19 horas desta sexta-feira (8), haverá desvio no tráfego de carros e de ônibus a partir da Rua Amphilophio Trindade. Os veículos de passeio serão desviados pela Rua Prefeito Antônio Otto de Souza. Já os ônibus não passarão pelos quiosques da Lagoa, entrando pela Rua Dr. Antonino Manoel Cure. Ambas as ruas terão proibição de estacionamento do lado direito. As alterações vão seguir até o final do verão.