Com a rotina cada vez mais agitada, muitas famílias enfrentam o desafio de conciliar trabalho e responsabilidades, o que torna a contratação de um cuidador de idosos uma necessidade para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos mais velhos. Roberta Bellumat, diretora executiva da Padrão Enfermagem, empresa especializada em agenciamento de profissionais na área da saúde, destaca que o cuidador desempenha uma série de funções, desde auxiliar na higiene pessoal até prestar apoio emocional e administrar medicamentos. “Esse profissional não se limita ao atendimento de idosos, ele também cuida de enfermos e pessoas com condições que afetam tanto a saúde física como a mental. Ele é o elo entre a família e desempenha um papel fundamental na independência e bem-estar dos pacientes”, comenta.
A contratação de um cuidador vai além da assistência prática; é um investimento no bem-estar. Esse profissional pode acompanhar o paciente em passeios ao ar livre, ajudar em exercícios físicos leves, ir a consultas médicas e cuidar de acordo com as orientações de especialistas, entre outras atividades. “O cuidador é fundamental para garantir o convívio familiar e a saúde mental do paciente”, afirma a gestora.
Apesar dos inúmeros benefícios, muitas famílias relutam em incluir uma terceira pessoa na rotina. “Reconhecer que precisamos de ajuda é o primeiro passo para garantir o bem-estar de nossos entes queridos. Para muitos, contratar um cuidador pode ser crucial para garantir o conforto e a segurança de um idoso”, explica.
A diretora da Padrão Enfermagem listou seis sinais de alerta que indicam a necessidade de um cuidador:
- Dificuldade em realizar atividades diárias: Se realizar tarefas simples como tomar banho, se vestir ou preparar refeições é desafiador, pode ser um sinal de que é preciso ajuda adicional.
- Problemas de saúde: Condições médicas crônicas, lesões recentes ou deterioração na saúde física ou mental podem exigir a presença de um cuidador.
- Isolamento social: Sentir-se sozinho, deprimido ou isolado pode indicar a necessidade de apoio emocional e companhia, que um cuidador pode oferecer.
- Preocupações com segurança: Medo de quedas, esquecimentos frequentes e outros problemas de segurança podem ser mitigados com a presença de um cuidador.
- Necessidade de supervisão contínua: Se precisa de companhia 24 horas por dia, um cuidador pode oferecer suporte e assistência constantes.
- Exaustão: Se um membro da família está sobrecarregado com os cuidados, pode estar enfrentando exaustão física e mental, o que indica a necessidade de ajuda.
Reconhecer a importância de contar com um cuidador profissional garantirá que seus entes queridos recebam o cuidado adequado e o apoio necessário para uma vida com qualidade. “Contratar um cuidador não é apenas uma medida prática, é uma decisão que tem um impacto positivo e significativo na segurança, saúde e qualidade de vida”, conclui.
Sobre a Padrão Enfermagem
Fundada em 2006, é uma rede de franquias com mais de 50 unidades no Brasil, especializada no agenciamento de profissionais da saúde para uma série de serviços primordiais aos pacientes, tais como: Acompanhamento hospitalar, Serviços de enfermagem, Cuidador de idosos e Cuidador infantil. Todos os profissionais estão preparados e habilitados para atender com segurança e qualidade a clientes em ambiente domiciliar, hospitalar e empresarial, com suporte 24h.