Macaé mais uma vez se destaca no cenário nacional, recebendo a categoria A, a mais alta, no ranking de desempenho do Mapa do Turismo Brasileiro. A ferramenta do Ministério do Turismo analisou 2.028 municípios do país, classificando-os de A a E. No estado do Rio de Janeiro, apenas outras quatro cidades alcançaram essa classificação: Búzios, Cabo Frio, Angra dos Reis e Petrópolis.
Com o segundo maior número de leitos de hospedagem do estado, perdendo apenas para a capital, Macaé sempre foi reconhecida pelo turismo de negócios, impulsionado pelas operações ligadas ao óleo e gás. No entanto, o município vem conquistando também o segmento de turismo de lazer, devido às suas belezas naturais e infraestrutura para grandes eventos. A cidade tem incrementado ações em datas comemorativas como o Natal e Réveillon, além de promover feiras setorizadas de negócios, especialmente para eventos e noivas.
O secretário municipal de Turismo, Leonardo Anderson, destaca que esse resultado reflete o trabalho contínuo e o esforço do governo municipal, que reconhece o turismo como um vetor importante de desenvolvimento econômico e social. Os investimentos no setor beneficiam toda a rede de serviços, desde a hotelaria até a gastronomia, incluindo o comércio informal, como o artesanato local.
A diversificação de eventos é outro fator destacado pelo secretário como impulsionador do turismo na cidade. A promoção de eventos em diferentes segmentos atrai turistas, que acabam conhecendo a cidade e retornando em outras oportunidades. O Calendário de Eventos 2024 de Macaé conta com mais de 200 dias de ações, sendo uma ferramenta importante para o planejamento tanto dos visitantes quanto dos anfitriões, contribuindo para a qualificação do capital de circulação, redução da sazonalidade turística e inclusão social.