Para acolher os visitantes que homenagearão entes queridos no Dia de Finados, a Prefeitura de Macaé, em conjunto com secretarias municipais, intensifica a preparação dos cemitérios. Os cemitérios passam por uma série de melhorias, como pintura, limpeza e ações preventivas contra mosquitos, realizadas pela Secretaria de Saúde. Esse cuidado inclui uma operação especial no Memorial da Igualdade, no bairro Virgem Santa, onde duas missas estão programadas para o dia 2 de novembro, às 9h e às 11h.
A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental e Saúde (Cevas), alerta para a importância de evitar a proliferação de mosquitos, especialmente no feriado. Recomenda-se que os visitantes não levem recipientes que possam acumular água, como vasos e porta-velas. “Contamos com a ajuda da população para prevenir doenças como a dengue”, afirmou Luan Campos, gerente da Cevas, destacando que após o feriado haverá uma nova ação para eliminar focos de mosquitos.
A Secretária Adjunta de Cemitérios Públicos, Aline Gonçalves, enfatizou a importância de um atendimento humanizado, com a disponibilização de cadeiras e água durante as celebrações. O público também é orientado a ter em mãos o nome e a data de sepultamento dos falecidos para facilitar a localização.
O Dia de Finados é, segundo o Padre Gleison Lima, uma data de “gratidão e saudade”, onde a fé na vida eterna conforta aqueles que reverenciam a memória dos seus.