Rio de Janeiro foi o estado que mais gerou empregos na indústria extrativa no ano

 Rio de Janeiro foi o estado que mais gerou empregos na indústria extrativa no ano

Foto: Divulgação

CAGED: Ministério do Trabalho e Emprego divulga resultados de agosto com destaque para as indústrias

Em agosto, foram abertos 1.639 postos de trabalho nas Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, somando Indústrias Extrativas e Indústrias de Transformação. “Foi o oitavo mês consecutivo de saldo positivo de contratações na indústria fluminense. Tanto que, no acumulado do ano, a Indústria fluminense gerou 9.685 empregos.”, ressalta Sérgio Duarte, presidente da Rio Indústria. A performance positiva das Indústrias fluminenses nesse ano é reflexo do crescimento da produção industrial (+4,3% no acumulado do ano até julho). A análise com base em dados do Caged, divulgados em 2 de outubro, foi feita pelo consultor econômico William Figueiredo, da Future Tank em parceria com a Associação Rio Indústria.

Anúncios

INDÚSTRIAS DE TRANSFORMAÇÂO

Em agosto, foram abertos 1.214 postos de trabalho nas Indústrias de Transformação do Estado do Rio de Janeiro, que englobam 24 atividades manufatureiras. Esse foi o segundo resultado positivo consecutivo, assim como julho (+292). Este ano, apenas o mês de junho (-160) apresentou fechamento de postos de trabalho.

Dessa forma, no acumulado do ano até agosto, as Indústrias de Transformação fluminense geraram 6.335 empregos. A performance positiva das Indústrias de Transformação fluminenses nesse ano é reflexo do crescimento da produção industrial (+1,0% no acumulado do ano até julho). Na comparação com as demais Unidades da Federação, entretanto, o Rio de Janeiro foi apenas o 10º estado em termos de geração de empregos nas Indústrias de Transformação esse ano, superando apenas o Espírito Santo (+3.728) dentre os estados da região.

Em 14 das 24 atividades manufatureiras fluminenses, foram abertas vagas de trabalho esse ano. A se destacar: Manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (+2.424), Fabricação de combustíveis (+1.629) e Fabricação de produtos alimentícios (+1.409). Por outro lado, observaram grandes saldos de demissões: Fabricação de insumos para construção (-866), Fabricação de artigos de vestuário (-517) e Fabricação de automóveis e carrocerias (-358).

INDÚSTRIAS EXTRATIVAS

Em agosto, foram abertos 425 novos postos de trabalho nas Indústrias Extrativas do Estado do Rio de Janeiro, que englobam indústrias extrativas minerais e de petróleo e gás natural. Foi o 32º mês consecutivo de saldo positivo de contratações nas Indústrias Extrativas fluminenses.

Dessa forma, no acumulado do ano, as Indústrias Extrativas fluminenses geraram 3.350 empregos, sobretudo no setor de óleo e gás. A performance positiva das Indústrias Extrativas fluminenses nesse ano é reflexo do crescimento da produção industrial (+7,3% no acumulado do ano até julho). Na comparação com as demais Unidades da Federação, o Rio de Janeiro foi estado que mais gerou empregos nas Indústrias Extrativas esse ano.

Redação

Post relacionados