A Diretoria da Agência Reguladora de Saneamento Básico (Agersan) de Macaé visitou recentemente a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Centro, localizada no bairro da Glória, para acompanhar as obras de ampliação da unidade e entender melhor o funcionamento do sistema de tratamento de esgoto da BRK. A visita contou com a presença de Marcos Tulio Benjamin (diretor-presidente), Andrea Fiaux e Carlos Renato Mariano (diretores técnicos), e Ismael Coutinho (diretor jurídico) da Agersan.
Durante a vistoria, os diretores foram recebidos pela equipe da BRK, incluindo Willian da Costa (coordenador Operacional), Sérgio Záu (gerente de Engenharia) e Renato Miranda (gerente Operacional), que apresentaram o cronograma das obras, dados técnicos da operação do sistema e explicaram as etapas do tratamento de esgoto, desde a chegada do material até a desinfecção com ultravioleta (UV), uma das tecnologias mais avançadas no país.
Atualmente, a ETE Centro tem a capacidade de tratar 100 litros de esgoto por segundo, com tecnologia de tratamento terciário, que reduz significativamente o fósforo e o nitrogênio, permitindo a devolução do efluente à natureza de forma mais limpa. Com a ampliação, a estação passará a tratar até 200 litros por segundo, o que representa a capacidade de processar mais de 17 milhões de litros de esgoto por dia.
Andrea Fiaux, diretora técnica da Agersan, expressou satisfação com o andamento das obras e destacou que o investimento está sendo bem aplicado. A ampliação faz parte do subsistema Centro de Macaé, que abrange 111 quilômetros de rede coletora e atende a 20 bairros da cidade.
Renato Miranda, gerente Operacional da BRK, ressaltou o compromisso da concessionária em contribuir para a melhoria do saneamento em Macaé e afirmou que a empresa está sempre aberta a discutir soluções para o avanço do sistema de coleta e tratamento de esgoto na cidade.