Campos ocupa o 1º lugar na região e o 5º no estado em número de estações de recarga
Uma pesquisa realizada pelo Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente da Universidade Veiga de Almeida (UVA) revelou que apenas três das nove cidades da região Norte Fluminense possuem estações de recarga para carros elétricos: Campos dos Goytacazes, Macaé e São João da Barra. Estes municípios juntos somam 15 estações de recarga, representando apenas 4% do total do estado do Rio de Janeiro.
Campos dos Goytacazes lidera na região com dez eletropostos, equivalente a 67% das estações locais, e é o quinto município no estado em termos de infraestrutura de recarga. Macaé e São João da Barra possuem quatro e uma estação, respectivamente. As cidades de Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Quissamã, São Fidélis e São Francisco de Itabapoana não possuem nenhuma estação, destacando uma disparidade significativa na distribuição de infraestrutura de recarga.
Desigualdade e Impactos Ambientais
Ricardo Soares, coordenador da pesquisa, destaca que a concentração de estações em Campos dos Goytacazes reflete uma maior demanda e poder aquisitivo, mas também expõe uma desigualdade regional. “A infraestrutura de recarga é crucial para a redução das emissões de gases de efeito estufa de veículos. A falta de estações em outras cidades limita os usuários e impede a adoção mais ampla de veículos elétricos”, afirma.
Crescimento e Sustentabilidade
Com o aumento da oferta de veículos elétricos, principalmente por montadoras chinesas, a necessidade de mais eletropostos se torna urgente. Augusto Ahn Ka, pesquisador da UVA, ressalta que a expansão dessa infraestrutura é essencial para acompanhar o crescimento da frota de veículos elétricos e reduzir a dependência de combustíveis fósseis. “Sem uma rede adequada, a transição para veículos elétricos pode ser comprometida”, alerta.
Políticas Públicas e Investimentos
Pablo Vimercati Simas, coautor da pesquisa, destaca que a falta de estações pode forçar proprietários de carros elétricos a manterem veículos a combustão para viagens longas, limitando os elétricos a trajetos curtos. “Precisamos de políticas públicas e investimentos privados para expandir a rede de eletropostos além dos grandes centros urbanos. Isso é crucial para evitar a ‘ansiedade de recarga’ e garantir a adoção eficaz dos veículos elétricos”, explica.
A pesquisa continuará em outros estados, buscando mapear a distribuição nacional de eletropostos e apoiar políticas que promovam a expansão dessa infraestrutura vital.