Chuvas intensas em Macaé superam média do mês e causam transtornos; vias são liberadas e Defesa Civil segue em alerta

 Chuvas intensas em Macaé superam média do mês e causam transtornos; vias são liberadas e Defesa Civil segue em alerta

Reprodução

Macaé enfrentou um forte temporal na quinta-feira (10), com volume de 117 mm de chuva em pouco mais de uma hora — número que ultrapassa a média histórica de precipitação para todo o mês de abril. A forte intensidade causou alagamentos em diversas regiões, incluindo a Avenida Aluísio da Silva Gomes, que chegou a ser interditada em frente ao Shopping Plaza Macaé e à Cidade Universitária. A via já está liberada, mas a Prefeitura alerta para atenção redobrada ao dirigir, especialmente em horários de pico ou sob nova instabilidade climática.

Veja video: Prefeito Welberth Rezende fala sobre as ocorrências

Anúncios

A Defesa Civil permanece em estágio de alerta, com possibilidade de novos eventos meteorológicos severos. Foram registradas 24 ocorrências, como queda de árvore na Serra da Cruz, muro derrubado no Frade e famílias desalojadas — cinco pessoas foram acolhidas no Hotel de Deus. Os volumes de chuva mais significativos foram registrados na Lagoa (121,6 mm), Córrego do Ouro (113,1 mm), e na E. Neiva Mariano (117,2 mm).

Entre as medidas adotadas pela Prefeitura, estão a abertura de canais, instalação de bombas para acelerar o escoamento e a abertura do canal extravasor da Lagoa de Imboassica para evitar transbordamentos. A Faculdade FeMASS suspendeu atividades na sexta-feira (11) devido às dificuldades de acesso à Cidade Universitária.

📌 Dica de segurança: em caso de nova chuva intensa, evite áreas alagadas, mantenha distância de encostas e fique atento aos canais oficiais. Em emergências, acione a Defesa Civil pelo 199 ou WhatsApp (22) 99103-4275. O Corpo de Bombeiros pode ser contatado pelo 193.

Fonte: Secom Pref. Macaé

Redação

Post relacionados